Melhores Apps Para escritores

Sim! Pois Escritores querem saber aqueles apps mágicos que ajudam na hora do vamo vê. Problema é que aquela editor de texto de 2007 velho de guerra ainda ganha na escolha. (Mesmo que ele trave, apague nosso arquivo precioso, salve uma versão antiga e lerdeia depois das 100+ páginas. É amigo. Essas coisas são de matar).

… Mas, com essa onda de tablet/celular/computador, nós saímos ganhando numas coisas. Perdemos outras, por certo. Mas ganhamos. Uma delas é a portabilidade. Escrever de pijamas em casa, de saias na rua, sentado no chão da sala e no assento do metrô. Onde bater uma boa ideia vai ser a hora de escrever. Sem mais aquela desculpinha maldita de que “Não dá”.

Editores de Texto:

iAWriter – MacOS

Clean, fonte como de máquina de escrever, uma opção de Focus que deixa ativa apenas a frase que você redige enquanto as outras ficam mais claras, te forçando a focar no que você escreve. Você pensa que é bobo, mas ajuda, na hora que você começa a escrever como gente grande.

Sem firulas, cru e rápido. Não demora para colocar a letra na tela. Tem quase nenhuma edição de texto – até dá para colocar itálico, negrito e tudo o mais, fazer listas e tal e coisa, mas esse não é o intuito. Para quem quer sentar o rabo e digitar, esse, em minha opinião, é o que há.

Além disso, para quem tem o combo Mac-Ipad-Iphone, com o Icloud, comece sua maratona em um dos três e vá terminar noutro. Sem o menor problema. Não que dê pra escrever capítulos ou contos inteiros na telinha do Iphone, mas por que não? Pessoas são pessoas.

iA Writer – (Ipad)

iA Writer

  • OmmWriter – MacOs/Windows/Ipad

Fiz um vídeo para ajudar a explicação, mas me perdoe aquele que for vê-lo e se arrepender. Não sou uma Youtuber profissional e aprendi a usar o QuickTime só pra mostrar o App. Bem, o clique é por sua conta em risco:

A segunda música não é nada dramática como o corte de cabelo e eu esqueci que esse ícone troca o som do teclado:

Captura de Tela 2013-12-30 às 03.54.01

Ademais, Ommwriter **que escrevi OmniWriter** tem um projeto que pretende fazer que as pessoas escrevam mais, melhorem sua escrita. Então o blog bonito: http://www.ommwriters.com tem inspirações, dicas, gente que pede ajuda com o intuito que você lhes escreva uma carta ajudando-os. Enfim, um mimo. Pena que eu não comprei este para Ipad. Desculpem a pobreza.

http://www.ommwriter.com


Agora, para Notas e coisas rápidas, temos dois muito bons. Ambos gratuitos, mas com opções pagas, caso você queira mais do que já tem.

  • Evernote

Notas que não precisam ser rápidas, com direito a cadernos separados, compartilhar notas (apenas para que outras pessoas leiam, tanto para que elas editem), adicionar mídias diferentes à nota (como sons, imagens, PDFs). Com imagens e PDFs, tudo o que está escrito neles é indexado na pesquisa, então se há uma foto em um bar chamado “Bar” e digitar o termo na pesquisa, sua foto aparecerá. — Indexação prioritária para pagantes, mais lenta para gratuitos. Mas uma vez indexada, o céu é o limite!

Ótima ideia para escritores é a ideia de cadernos separados. Se há pesquisa envolvida em um capítulo, dá para criar um caderno inteiro para este capítulo e dentro, cada nota é uma pesquisa, ou um diálogo que achou interessante na sua cabeça, mas não deu tempo de testar no papel, ou fotos que lhe sirvam de inspiração. Enfim. Até músicas.

Para quem usa o Chrome como Navegador, há um Web Clipper onde, depois de logado com sua conta, se você acha um site interessante, pode adicioná-lo ao seu Evernote sem precisar abrí-lo. Crie uma nova nota com anotações próprias, partes do site, ou o site inteiro. Então Evernote serve um grande apanhado dos seus interesses.

A própria empresa mostra formas diferentes de usar o Evernote. Há até músicos que o utilizam. Então é uma ferramenta bem completa, em minha opinião. E, se ainda for adepto do caderninho, o que eu faço é tirar foto da página e colocar no App, já que nem sempre que eu quero ver o maldito do caderninho eu estou de fato com ele.

Como o bom dos novos editores de texto, se caso você não estiver com seu Notebook debaixo do braço e nenhum caderno também, o Evernote tem para celular com iOs e Android. Ou seja, sem desculpas para perder aquela ideia que ia escapando enquanto você está naquele aniversário chato de criança.

www.evernote.com

  • Wunderlist

Um To-Do list bem simples, mas que sincroniza suas notas do Desktop com o celular e por temas. Se na área de “Casa” eu preciso comprar pratos novos, na área “Trabalho” eu posso adicionar uma nova tarefa que tenha a ver com essa parte da minha vida.

https://www.wunderlist.com/en/