Amazon: Leia enquanto Enviamos

Das felicidades de se comprar um livro na livraria e não na internet, com certeza está na sede. Com vontade, a gente, antes mesmo de chegar em casa, já pode sentar em algum lugar e começar. Sem ter que esperar chegar, sem ficar em casa (ou mandar a mãe ficar) par receber o pacote. É só ir, comprar, voltar e ler. E engraçado que é realmente muito raro ir a um livraria sem voltar com um filhotinho novo, enquanto que em sites, é bem normal a gente só “simular a compra para ver quanto vai ficar” e não levar nada.

Talvez, com isso em mente, a Amazon criou o tal do “Leia enquanto enviamos” que dá acesso a uma obra em ebook, enquanto eles empacotam o livro físico. Das vantagens de comprar um ebook é o preço que em tese é menor e a portabilidade. Só que não fica bonito na estante, né?

Querendo fazer um especial Anais Nin, pesquisei o único livro dela que não li e vi que os preços não eram assim tão diferentes:

Preco fisico versos ebook
Preço fisico versos ebook

Então eu comprei o físico. E testei o “Leia enquanto Enviamos”.

Pensei, espertona que sou, que assim que eu comprasse o físico, teria uma cópia do ebook. E até finalizar a compra, foi muito rápido até que aparecesse na tela o “clique aqui para ler enquanto espera” ou algo assim. E fui enviada para o meu ebook.

Só que, contrário ao que eu pensava, não é uma espécie de buffet onde você pode comer o quanto conseguir até chegar o livro e eu fiquei mais de uma vez tentada a devorar o arquivo e deixar o físico limpinho, bonitinho, até no saquinho – mentira, eu sempre tiro meus livros do saquinho.

O que eles colocam para você ler são as primeira cinquenta páginas, mais ou menos, penso eu, dependendo do tamanho do livro. É uma amostra do livro, um gostinho, um mimo. Não tem nada a ver com minha ideia inicial de “dois pelo preço de um” que também não faz muito sentido. Problema é que a sede é grande, você fica ainda mais louco para receber o livro que, morando eu em sumpaulo, levou de um a dois dias para chegar (eu só não sei ao certo por que passei o fim de semana fora, então quem recebeu o livro não fui eu).

Em compensação, colocando na balança esta amostra da Amazon e a amostra da Itunes Store (para Ipads, Iphones e qualquer outros Is), a da Amazon vence pois é maior. Enquanto a amostra da Itunes tem 20 páginas contando capa, introdução e tudo o mais, o da Amazon tem cinquenta. Confira a Amostra do Itunes:

Quem tem kindle é feliz pois é muito prático. Com sua conta na Amazon, atrelada ao seu aparelho, basta você comprar e ele envia direto. Mesmo que você tenha comprado um físíco onde esteja escrito abaixo do valor um:

Leia enquanto enviamos
Leia enquanto enviamos

O mesmo vale para quem tem tablet com Android e Ipad. A Amazon tem aplicativos. E quem não tiver não é problema, pois dá para ler pelo navegador. O único problema eu penso, é que não dá para se guiar pela página da amostra, quando chegar o livro, pois o Kindle e seus aplicativos se guiam por posições, não páginas. E a guia de um livro são páginas. Então não tem como, tem que ficar caçando milho até encontrar onde ebook e livro físico se encontram.

Mesmo assim, gostei da experiência. Vão acontecer mais vezes.